Notícia: COMUNICADO: REAJUSTE ANUAL DOS PLANOS DE SAÚDE

Sexta-Feira, 21 de Julho de 2017

COMUNICADO: REAJUSTE ANUAL DOS PLANOS DE SAÚDE

A Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo informa, a seguir, os reajustes anuais – com vigência a partir de julho de 2017 – a serem aplicados pelas operadoras de saúde dos planos coletivos por adesão contratados por seu intermédio.

- Unimed Fesp (carteira migrada da Unimed Paulistana): 34,90%;
- Bradesco Saúde: 24,50%;
- Amil (Qualicorp, remanescentes da antiga corretora Padrão): 25,80%;
- Amil (contrato em vigência e com vendas em andamento): 19,63%;
- Sul América: 18,98%.

A Diretoria da CAASP salienta que percentuais nos mesmos patamares foram aplicados nos reajustes de planos coletivos contratados por meio de outras entidades de classe, sem exceção. A partir de 1999, tanto os planos coletivos empresariais quanto os planos coletivos por adesão firmados com entidades de classe têm seus reajustes anuais baseados em dois fatores: inflação (reajuste financeiro) e sinistralidade, que é medida por índice que relaciona as receitas com mensalidade auferidas e despesas realizadas com benefícios em um determinado período, fornecendo o índice de utilização do plano.

A sinistralidade contempla um princípio inerente ao campo securitário, no qual os convênios médicos podem ser incluídos: o do mutualismo, termo a significar simplesmente que um grupo de empresas ou de pessoas se une para suportar o prejuízo causado por um deles. Em linhas gerais, a sinistralidade é o limite de gastos da operadora de saúde sem comprometimento do seu equilíbrio financeiro decorrente da relação prêmio e custo.

Por ora, cabe às estipulantes das apólices de planos coletivos por adesão ou empresariais auditar métodos de apuração e números das sinistralidades apresentadas pelas operadoras, apontar eventuais incorreções, negociar e obter índices de aumentos justos para sua carteira de beneficiários, a serem aplicados nas datas-bases estabelecidas em contrato, como faz a administradora Qualicorp, apresentando os dados apurados à Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo.

A Diretoria

 


+ Mais Notícias