Notícia: Conferência da Advocacia em Araçatuba homenageia Maria Célia do Amaral Alves

Segunda-Feira, 3 de Julho de 2017

Conferência da Advocacia em Araçatuba homenageia Maria Célia do Amaral Alves

A 13ª Conferência Regional da Advocacia, realizada em Araçatuba no dia 30 de junho, foi marcada por reverências à memória da diretora da CAASP Maria Célia do Amaral Alves, falecida às vésperas do evento em decorrência de problemas respiratórios. Atos em homenagem à dirigente aconteceram na parte da tarde, quando a Conferência foi aberta ao público, e de manhã, na reunião entre as diretorias da OAB-SP, da Caixa de Assistência e das subseções da participantes. Advogados inscritos em 12 subseções compareceram ao encontro: Andradina, Araçatuba, Auriflama, Birigui, General Salgado, Guararapes, Ilha Solteira, Mirandópolis, Penápolis, Pereira Barreto, Promissão e Valparaíso.

Ao discursar pela CAASP, o secretário-geral adjunto, Alexandre Ogusuku, declarou: “A CAASP está triste e ferida por perder sua representante feminina. Maria Célia trazia a uma diretoria composta por nove homens equilíbrio e beleza. Viva para sempre em nossos corações, Maria Célia!”. Em seguida, exibiu-se um vídeo com fotos da dirigente. Além de integrar a diretoria da CAASP em duas gestões, Maria Célia também teve atuação destacada nas Comissões de Ação Social e da Mulher Advogada da OAB-SP. Era viúva de outra grande liderança da advocacia paulista: Sidney Uliris Bortolato Alves, duas vezes presidente da Caixa de Assistência, morto em 2010, quando ocupava a Secretaria-geral da OAB-SP.

Em seu pronunciamento, Ogusuku também descreveu as atividades da Caixa de Assistência e conclamou os participantes da 13° Conferência Regional da Advocacia a conhecerem a fundo os serviços da entidade. Responsável pelo setor de Benefícios da CAASP, o dirigente informou que neste momento cerca de 5 mil advogados recebem auxílio pecuniário da entidade . E lembrou: “Nenhuma outra entidade representativa de classe tem o que tem a advocacia. Uma Caixa de Assistência pronta a prestar solidariedade e fraternidade aqueles colegas que necessitam de uma mão amiga”. Ao lado de Alexandre Ogusuku esteve, pela CAASP, o diretor Célio Luiz Bitencourt.

A CAASP levou ao evento uma amostra dos seus serviços de saúde. Como já é tradicional nos encontros desse tipo, os participantes tiveram a chance de se submeter, gratuitamente, a medições dos níveis de colesterol e glicemia e teste para detecção do HCV, após uma leve picada no dedo. Também puderam checar a pressão arterial e realizar sessão de massagem antiestresse. A Livraria Móvel foi montada no local: a advocacia teve acesso a uma parte do acervo da CAASP - que abarca 60 mil títulos disponíveis, entre obras jurídicas, literatura em geral e livros infantis -, com descontos de 25% a 40%.

Descentralização e união

Representando o presidente da OAB-SP, Marcos da Costa, o secretário-geral Caio Augusto Silva dos Santos exaltou o trabalho do corpo de dirigentes da secional e das subseções. “A secional conta com os 234 presidentes de subseções, que não permitem que fiquem sem resposta as dificuldades e as indagações levantadas em cada parte do estado", observou.

“O presidente Marcos da Costa não se cansa de dizer que o desenvolvimento do seu trabalho só tem sido possível graças à colaboração efetiva dos 160 conselheiros”, acrescentou o secretário-geral, destacando ainda o empenho dos membros das comissões temáticas da OAB-SP.

O público da 13° Conferência Regional da Advocacia assistiu a seminários promovidos pelas comissões de “Ética e Disciplina”, “Jovem Advogado”, “Direitos e Prerrogativas”, “Mulher Advogada”, “Assistência Judiciária”, “OAB Concilia” e “ESA” (Escola Superior de Advocacia).

Durante a Conferência Regional de Araçatuba a OAB-SP ofertou aos decanos da advocacia da região uma homenagem pelos seus serviços à advocacia. Foram condecorados Rudmar Soares Corazza (Andradina), Sérgio Caputi de Silos (Aracaçatuba), Neusa Aparecida Rodrigues (Auriflama), Laércio Melhado (Birigui), Orivale Chiquitp Garcia (Guararapes), Marilza Geraldi Marinho Pereira (Ilha Solteira), Alcides Caetano (Mirandópolis), Jarbas Leal Marques da Silva (Penápolis), João Severino Pegoraro (Pereira Barreto), Dalva Antunes Santaella Bichoff (Promissão) e o presidente e decano de Gerneral Salgado, Antônio José Kaxixa Francisco.

Prestigiaram a 13° Conferência Regional da Advocacia os conselheiros secionais João Carlos Rizolli, Laerte Soares e Alceu Batista de Almeida Júnior, o prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, o presidente da Câmara Municipal, Rivael Papinha, e o deputado estadual Roque Barbiere.


+ Mais Notícias