Notícia: Conferência em São José dos Campos reúne 17 subseções da OAB-SP

Segunda-Feira, 13 de Março de 2017

Conferência em São José dos Campos reúne 17 subseções da OAB-SP

Advogados de 17 subseções da OAB-SP lotaram o auditório reservado para a 8ª Conferência Regional da Advocacia, realizada em São José dos Campos no dia 10 de março. Tradicionais eventos dos advogados paulistas, sediados a cada edição em uma cidade diferente, esses encontros são também marcados, além do conteúdo temático, pelos exames preventivos de saúde que a CAASP oferece gratuitamente aos participantes. Em São José dos Campos não foi diferente: o público fez exames rápidos para medição de glicemia, colesterol e pressão arterial, além de teste para detecção do vírus HCV, causador da hepatite C (foto abaixo, à esquerda). A Caixa de Assistência também ofereceu sessão de massagem expressa antiestresse. E a Livraria Móvel instalada no local vendeu obras jurídicas e da literatura em geral com descontos de até 40%.

Os profissionais do Direito atuantes em Aparecida, Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Caraguatatuba, Cruzeiro, Guaratinguetá, Ilhabela, Jacareí, Lorena, Pindamonhangaba, São José dos Campos, São Luiz do Paraitinga, São Sebastião, Taubaté, Tremembé e Ubatuba, reunidos a partir das 14h no Monreale Hotel, assistiram a sete seminários: Ética e Disciplina, a cargo do presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-SP, Fernando Calza Salles Freire; Direitos e Prerrogativas, proferido pelo presidente da respectiva comissão no âmbito da Ordem, Cid Vieira de Souza Filho; Assistência Judiciária, também pelo presidente da comissão, Aislan de Queiroga Trigo; Jovem Advogado, pelo presidente Leandro Nava; Mulher Advogada, por Tânia Alckmin Lisboa, da Comissão Regional da Mulher Advogada; Escola Superior de Advocacia, por Júlio César Fiorino Vicente, presidente do Conselho Curador da ESA; e OAB Concilia, pela presidente da respectiva comissão, Renata de Carlis Pereira.

Os seminários foram precedidos dos pronunciamentos do presidente da Subseção de São José dos Campos da OAB-SP, Rodrigo de Moraes Canelas, do secretário-geral da CAASP, Rodrigo Ferreira de Souza de Figueiredo Lyra (foto acima), que representou o presidente da entidade, Braz Martins Neto, e do vice-presidente da OAB-SP, Fábio Romeu Canton Filho, em nome do presidente Marcos da Costa.

“A grandeza da advocacia se reflete em eventos como este”, sentenciou Rodrigo Canelas. “Advogar é uma arte que nos faz buscar soluções que parecem improváveis, sempre em prol da dignidade humana”, enalteceu.

Rodrigo Lyra descreveu os serviços prestados pela CAASP aos advogados e advogadas de todo o Estado de São Paulo, destacando as farmácias, as livrarias, as campanhas de saúde preventiva, os eventos esportivos e as parcerias com empresas dos mais diversos segmentos, formalizadas por intermédio do Clube de Serviços. “Nós temos a massa da advocacia, que interessa a inúmeras empresas e marcas famosas, daí a obtenção de descontos e condições especiais ofertados à classe por esses parceiros”, explicou o secretário-geral, salientando que cerca de 3 mil estabelecimentos integram o Clube de Serviços da Caixa de Assistência.

Vice-presidente do Conselho Deliberativo da OABPrev-SP, Lyra concitou o público a conhecer e a aderir ao fundo de previdência da advocacia, que, com 10 anos de atividade, já conta com mais de 42 mil participantes e patrimônio superior a R$ 500 milhões. “Trata-se de uma entidade previdenciária que vem crescendo continuamente, garantindo um futuro tranquilo para o advogado e sua família”, assinalou.

Ao lado de Rodrigo Lyra estiveram os diretores da CAASP Alexandre Ogusuku (secretário-geral adjunto), Célio Luiz Bitencourt e Rossano Rossi.


Fábio Canton destacou em sua fala o caráter descentralizador das últimas gestões da Secional. E ressaltanto a força decorrente da união da classe: “Desde 2004, as gestões têm priorizado a descentralização política, administrativa e financeira. Nossa entidade tem ideais, bandeiras e propostas que são sustentados pelos colegas e que se concretizam na ação direta da advocacia. Nossa força vem das subseções, dos conselheiros, das comissões e dos mais de cinco mil colaboradores diretos da Ordem”.

Junto com Canton estavam os diretores da Secional Caio Augusto dos Santos (secretário-geral, e coordenador do evento), Gisele Fleury Charmillot Germano de Lemos (secretária-geral adjunta) e Ricardo de Toledo Santos Filho (tesoureiro). Compareceram os conselheiros secionais Luiz Augusto Rocha de Moraes, José Pablo Cortes, José Hélio Martins Galvão Nunes, Marisa Aparecida Migli, José Tarcísio Oliveira Rosa, Sílvia Regina Dias, Adriana Zamith Nicolini e Rui Augusto Martins.

O evento foi também marcado pela homenagem aos decanos da advocacia da região. Foram condecorados Benedicto Coelho Silva (Aparecida), Francisco Antonio Bitencourt (Caçapava), Darci de Andrade Cardoso (Cachoeira Paulista), Edmundo Ferreira da Rocha (Campos do Jordão), José Matheus Argemiro Candia (Caraguatatuba), Horácio de Souza Pinto (Cruzeiro), José Loriggio (Guaratinguetá), Henriette Alves Cabral (Ilhabela), Clementino Airosa Rangel (Jacareí), Maria Aparecida Azeredo (Pindamonhangaba), Mauro José Nogueira Cardoso (Lorena), Neli Veneziani (São José dos Campos), José Ribeiro (São Luiz do Paraitinga), Paulo Machado Guimarães (São Sebastião), José Alves (Taubaté), José Márcio Araújo Guimarães (Tremembé) e Joaquim Santos Júnior (Ubatuba).

De manhã, as diretorias da Ordem, da Caixa e das subseções mantiveram reunião para tratar de questões administrativas.

Sede regional: reconhecimento

No mesmo dia da 8ª Conferência Regional da Advocacia, a Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo homenageou com uma placa, afixada na sede regional da entidade, os conselheiros secionais Sílvia Regina Dias e José Tarcísio Oliveira Rosa, ex-presidentes da Subseção de São José dos Campos, cujo empenho foi determinante para a realização das obras que resultaram na nova Regional da CAASP, inaugurada na atual gestão.

Na foto abaixo, à direta, o vice-presidente da Subseção de São José dos Campos, Klaus Coelho Kalegão, o presidente Rodrigo Canelas e os conselheiros Silvia Regina Dias e José Tarcísio Oliveira Rosa.

Fotos 1 e 2: José Luiz da Conceição / Foto 3: Paulo H. Arantes


+ Mais Notícias