62 REVISTA DA CAASP
de Quilty, aprende a enganar, subornar, e a
manipular Humbert - é aí que ela começa a
inverter a relação. E a prisão, que Humbert
teme desde que leva Lolita consigo, é o
ambiente onde ele finalmente se liberta de
seu segredo.
Nabokov escreveu 20 romances e mais
de 40 livros de todos os outros gêneros
(contos, poesia, teatro, ensaios, roteiro,
autobiografia, traduções). Em toda essa
amplitude de gêneros, a natureza humana
de seus personagens era a mesma:
universal. Seus homens e mulheres eram
bons e maus ao mesmo tempo, fracos e
fortes, inteligentes e animalescos; ele não
os poupava de auto-ironia nem da tragédia.
A face do destino era frequentemente
indistinguível da face do demônio: um
sorriso do destino podia selar a venda de
uma alma.
O tema da memória, cujo gatilho podia
ser uma palavra solta, sempre aparece
entrelaçado à alienação causada pelo exílio.
Humbert, ele mesmo exilado da Europa e
tudo que ela representava, exila Lolita de
seu ambiente, raptando-a para uma vida
artificial, o que os leva a conviver em um
ambiente tóxico, saturado, prisional. Como
nem um nem outro pertence a qualquer
grupo humano, perdem o vínculo com
o tecido social e não se reconhecem
mais, receita segura para o desastre. É
uma road novel não de descoberta, de
autoconhecimento, e sim de queda. Em
meio a imagens poéticas inesquecíveis,
há uma escuridão que se abate sobre e
ao redor dos protagonistas, que pesa e
os arrasta para o fundo de si.
É difícil dizer qual é a língua-mãe de
uma pessoa que dominou vários idiomas
desde a infância, mas é indiscutível
que Nabokov inaugurou uma nova rota
para o inglês da literatura. Hemingway,
Asturias e Kawabata - vencedores do Nobel
- e ainda Borges e Noel Coward, todos os
cinco nascidos em 1899 como Nabokov,
criaram estilos que viraram escola - talvez
houvesse o elemento da genialidade na
poeira cósmica naquele ano. O fato é que
LITERATURA
Vladimir e Vera: casal se conheceu quando ele
estava refugiado em Berlim.
Hemingway (foto), Coward, Asturias...