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Revista da CAASP - Edição n° 28

38 REVISTA DA CAASP Outra dica é se informar sobre rodízio de professores. “Se a escola vive trocando de professor, há alguma coisa errada, pois isso pode indicar um ambiente complicado ou a falta de incentivo para a docência. Professor precisa ter tempo para formação”, diz Pilar Lacerda. É necessário também estar atento ao comportamento do filho. Se ele não estiver satisfeito, é melhor trocar de escola. Forçar a criança a ficar na escola escolhida não ajuda na educação. “Só provoca nela uma rejeição ao ambiente escolar, porque ela vai achar que é tudo igual”, alerta. A preocupação em proporcionar um ambiente agradável aos alunos é que levou o Colégio Madre Cabrini, na Vila Mariana, um dos mais antigos da cidade de São Paulo, a realizar uma reforma que, entre outras coisas, criou uma minicidade. As crianças aprendem a se relacionar, brincando em comércio, repartições públicas, bancos e outros serviços. “Na Vila Cabrini as atividades pedagógicas têm como objetivo contribuir para que as crianças aprendam a conviver, a ser e a estar com os outros e consigo mesmas em uma atitude de aceitação, de respeito e de confiança”, conta Neusa Rosa, coordenadora pedagógica do colégio. “Queremos a formação integral do aluno”, acrescenta Neusa. Percebemos que as empresas hoje priorizam as habilidades sociais e emocionais ao desenvolvimento intelectual. Já na primeira infância, as crianças devem aprender a trabalhar suas frustrações, entender o não. Isso vai prepará-la para trabalhar em equipe”, afirma. O Madre Cabrini, a exemplo do Nova Geração, é um colégio confessional, mas tem alunos de outras religiões, como evangélicos e espíritas, e de famílias não religiosas. A atividade religiosa, porém, é opcional. A procura por vagas aumentou nos últimos anos, o que levou o colégio a criar novas salas de aulas. No Brasil, o ensino é laico, mas se admite a educação confessional. O Mackenzie tem um sistema confessional e outro não confessional. O que mais tem crescido é o sistema confessional. “A demanda maior é por ensino confessional”, diz Mônica Huertas, que coordena o sistema a partir de São Paulo. “Temos 240 escolas confessionais que estão ligadas ao sistema e 24 não confessionais.” As confessionais são mais antigas – oito anos -, enquanto as não confessionais estão no mercado há três. Proporcionalmente, as escolas confessionais têm crescido mais”, diz. Foi exatamente o fato da Nova Geração de Itu ser confessional que levou a advogada Kelly Cristina da Silva Bortoleto a matricular na escola sua filha, Karina Cristina Bortoleto, de quatro anos. “Escolhi em primeiríssimo lugar por possuir uma educação por princípios bíblicos, um método cristão onde os professores ensinam os alunos pautados nas verdades da palavra de Deus”, afirma. DICAS Arquivo Colégio Madri Cabrini Colégio confessional, mas com atividade religiosa opcional.


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