Page 36

Revista da CAASP - Edição n° 28

Pilar Lacerda: “quanto mais cedo a criança ingressar no mundo letrado, melhor”. 36 REVISTA DA CAASP Que escola escolher? Para ajudar os advogados e advogadas nessa decisão importante, a Revista da CAASP procurou alguns estabelecimentos de ensino e entrevistou duas das mais respeitadas educadoras nesta área: as pedagogas Pilar Lacerda e Cleusa Repulho, que lideraram a elaboração e a aprovação da emenda constitucional que antecipou em três anos o início da vida escolar no Brasil. “Esta é uma tendência mundial. Quanto mais cedo a criança tomar contato com o mundo letrado, um adulto mais pleno ela será”, diz Pilar. Para os pais de classe média, o ambiente letrado, em geral, faz parte do cotidiano. Mas, no caso das classes populares, isso nem sempre é uma realidade. Por isso, a antecipação da matrícula é uma forma de aumentar as oportunidades em busca do equilíbrio social. Mas escola infantil está longe de ser apenas uma reprodução do universo letrado. Pela pedagogia Waldorf, do educador alemão Rudolph Steiner, não existe nenhum trabalho de alfabetização entre zero e 6 anos. O contato com a terra e com outras crianças é mais valorizado do que o desenvolvimento das habilidades de escrita e leitura. É comum associar a pedagogia de Steiner a crianças cuidando de horta. Mas hoje, em muitas escolas que têm outra orientação pedagógica, a horta já faz parte da rotina. Na Escola da Vila, em São Paulo, a horta é um dos lugares onde as crianças aprendem, além da biblioteca, dos espaços multimídia, do parque e da cozinha. É que na Escola da Vila o conceito de sala de aula foi ampliado. “Em cada espaço, o aluno tem a oportunidade de viver demandas específicas: ouvir histórias e escolher livros para levar e ler com a família, fazer um pão de aveia, entrar num site para pesquisar sobre tubarões que moram nos mares do Brasil, fazer corrida de saco, pular corda”, descreve a coordenação pedagógica da escola. Em Itu, no interior de São Paulo, uma DICAS Reprodução


Revista da CAASP - Edição n° 28
To see the actual publication please follow the link above