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Revista da CAASP -Edição 16 - Final - 1

O advogado de Kurosawa Filme do mestre japonês de 1950, Escândalo trata do sensacionalismo dos tabloides. Um advogado de conduta duvidosa é o personagem dramático central e rouba a cena aos protagonistas 44 // Revista da CAASP / Abril 2015 \\ O castigo, para Raskólnikov, não se inicia pelo sofrimento em face da consciência do crime e o consequente arrependimento. Muito ainda faltará ao jovem para ser capaz de compaixão. Pelo contrário, para Raskólnikov o calvário de sofrimentos e o castigo, no início, são de ordem tão egoísta quanto a própria teoria do crime permitido. O jovem sofre insuportavelmente porque o desenrolar dos acontecimentos demonstrará para si mesmo que ele não é, afinal, um homem extraordinário como julgava ser. Sua incompetência para lidar com as consequências de seu ato fez com que ao assassinar a velha ele matasse a si mesmo psicologicamente, acabando com sua vida, e é só por isso que ele sofre. Quando Dostoiévski escreveu seus livros, a Psicologia não existia enquanto ciência ou campo de conhecimento estruturado. No entanto, a profundidade da análise psicológica que Dostoiévski faz de seus personagens é espantosa e fascinante. Dostoiévski não aprendeu sobre a alma humana nos livros. No caso dele foi diferente: Freud e outros grandes mestres é que foram a seus livros para estudar as emoções humanas. * Luiz Barros é escritor e jornalista Shûbun – em português, Escândalo – é um filme pouco conhecido de Akira Kurosawa, rodado em 1950 e estrelado por Toshiro Mifune e Takashi Shimura, grandes atores identificados com a obra do diretor. Trata-se de uma crítica à imprensa sensacionalista que vive à custa de fofocas. A questão do limite entre a liberdade de expressão e a invasão de privacidade está explicitamente posta desde o início. É marcante o pioneirismo do cineasta ao tratar do tema. A trama se desenvolve a partir de um encontro casual entre um pintor (Mifune) e uma cantora, interpretada por Shirley Yamaguchi, ambos


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