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Revista da CAASP -Edição 15

Fevereiro 2015 / Revista da CAASP // 35 usar o seu conhecimento jurídico para formatar empresas e ser remunerado, eventualmente, até com ações”, opina. Ações em bolsa Na Inglaterra, Austrália e Nova Zelândia, os escritórios de advocacia assumiram tamanha importância no mundo dos negócios que se transformaram em empresas com ações vendidas em bolsa. “Essa realidade ainda vai chegar ao Brasil”, diz Murilo. O primeiro passo começa com a organização gerencial, que tem como um dos pilares a estruturação financeira. “Advogado mal cuida do próprio bolso, vai cuidar de finanças do escritório?”, questiona a advogada Aline Giacon. É por isso que um dos módulos do curso é o de fundamentos de finanças. A responsável pela matéria é Patrícia Baurich, especialista em finanças de empresas. Fundo de reserva, entrada, saída, metas são alguns dos conceitos que o advogado desconhece. “Um escritório deve ter um fundo de reserva para pelo menos seis meses sem entrada, porque se não tiver vai recorrer a crédito, e o crédito custa muito caro. Resultado: um escritório pode fechar suas portas antes de completar o primeiro ano”, afirma Patrícia, que tem formação em Ciências Contábeis e Direito. O advogado que conhece a realidade das finanças pode também auxiliar seus clientes na hora de um bom acordo. Como exemplo, ela cita o caso de definição de pensão alimentícia. “Um bom acordo é aquele que transfere ao pai as despesas dedutíveis de imposto de renda, como escola, médico, dentista. É uma medida legal, que desonera o pai e contenta todo mundo”, diz. “O advogado que entende de finanças cuida bem de si e cuida bem do seu cliente. Ele tem um conhecimento que pode ser o diferencial na prestação dos seus serviços”, avalia Patrícia. Nesse primeiro curso da Educorp, além de Patrícia e Murilo, darão aula Paulo Oliveira, que é consultor em Gestão de Recursos Humanos desde 1997, com atividade nacional e internacional (EUA, México, Chile e Argentina), e Flávia Ribeiro, profissional certificada PMP (Project Management Professional), com especialização em Gestão de Negócios, além de professora universitária e sócia de um escritório que desenvolve projetos de planejamento estratégico. Normalmente, a Educorp cobra R$ 250,00 por módulo de cursos corporativos. Com o convênio firmado com a CAASP, o preço cai para R$ 200,00. Arquivo M. F. Arquivo P. B. Patricia: “O advogado que entende de finanças cuida bem de si e do cliente”


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