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Revista da CAASP -Edição 15

PARCERIA \\ Murilo recebeu a reportagem da Revista da CAASP em seu apartamento, no Morumbi. Na entrevista explicou em detalhes o que pretende com esses primeiros quatro módulos. “Os tempos mudaram, e o advogado hoje é muito mais do que apenas um profissional que garante os direitos de seus clientes. Ele deve ser também um parceiro, alguém que tenha um negócio bem organizado e ajude o cliente a obter novas oportunidades”, diz, já antecipando o conteúdo do módulo que ele próprio ministrará - o de negociação. “O que tenho ouvido dos advogados é que ele deve evitar o fórum, buscar o caminho da negociação”, afirma Murilo, que é formado em Direito, mas não advoga. Sua carreira começou na Editora Abril, como relações públicas, foi executivo da Fiat, do banco BMG, da Volvo e consultor do IBMEC, onde criou um departamento especializado na formação corporativa. Murilo quer passar aos advogados as técnicas de negociação. “É preciso ampliar os horizontes dos envolvidos, abrir caminho para que a negociação não se esgote numa situação específica. Em vez de olhar para uma fatia da pizza, olhar para a pizza toda. Caminhar para um acordo que satisfaça as duas partes, o ganha-ganha”, explica. Como profissional, Murilo coleciona cases de sucesso nessa área. Como executivo da Volvo, fez da negociação a arma para ampliar o mercado da empresa, criando vantagens de financiamento numa época de crédito reduzido. Trabalhando pelo BMG, abriu para o banco as fronteiras do sul, com agências especializadas no crédito para o setor de transportes. Sob sua gestão, o banco mineiro fincou raízes no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Quem trouxe Murilo para o universo da CAASP foi o professor George Niaradi, graduado na USP, com pós-graduação na Itália e na França. Os dois se conheceram na Business School São Paulo (BSP), uma das mais conceituadas instituições de educação em negócios. Niaradi tem certeza de que a experiência de Murilo pode ajudar para suprir uma deficiência da formação acadêmica clássica do advogado. “O advogado moderno é um prospector de negócios, um prospector do próprio negócio, que é a advocacia, e também de negócios de outros, inclusive de seus clientes”, diz. A natureza da profissão permite ao advogado o contato com oportunidades de negócios. “O advogado moderno pode antever fusões, aquisições, abertura de outras empresas. Ele pode unir interessados e 34 // Revista da CAASP / Fevereiro 2015 Murilo, da Educorp. Parceria com a CAASP


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