Page 45

Revista da CAASP - Edição 09 -

Porém, a injustiça histórica que solapou a vida de Nicola Sacco e Bartolomeo Vanzetti deu-se pelo fato de que os dois eram tão somente militantes anarquistas; não se provou que cometessem atentados; ou que fossem ladrões e assassinos, como acusados. O filme reconstitui a captura, os inquéritos, o julgamento dos protagonistas e os movimentos de rua pró e contra os réus. Montaldo utiliza com maestria flash backs para tecer a narrativa a partir de um mosaico de cenas inicialmente desconexas. O diretor também esbanja talento na utilização de planos sobrepostos na filmagem das cenas de ação e alcança beleza fotográfica em cenas internas pela alternância de câmaras, fazendo cortes para ângulos inesperados. Outro ponto alto do filme é a caracterização de época, incluindo figurinos e cenários e a escolha do elenco buscando atores com acentuada semelhança física com os personagens históricos para os papéis dos protagonistas. A trilha sonora de Ennio Morricone, tendo a Balada de Sacco e Vanzetti, cantada por Joan Baez, em três movimentos durante a película, acentua a homenagem que se presta ao sacrifício dos mártires, sacralizando-os. (Luiz Barros) Fevereiro 2014 / Revista da CAASP // 45


Revista da CAASP - Edição 09 -
To see the actual publication please follow the link above