.

Notícia: Em Itapeva, advogados comemoram liminar que reduz reajuste de plano de saúde

Segunda-Feira, 25 de Setembro de 2017

Em Itapeva, advogados comemoram liminar que reduz reajuste de plano de saúde

A liminar obtida na Justiça pela CAASP no dia 21 de setembro, que reduziu de 34,90% para 13,55% o reajuste na carteira dos advogados na Unimed Fesp, recebeu uma efusiva salva de palmas do público durante 15ª Conferência Regional da Advocacia, realizada no dia 22 de setembro, em Itapeva. "Não tem sido fácil lidar e negociar com as operadoras de plano de saúde, mas levamos isso à última consequência, a Justiça", destacou em seu pronunciamento o secretário-geral adjunto da Caixa de Assistência, Alexandre Ogusuku, que representou a entidade na ocasião.

A CAASP levou ao evento uma amostra dos seus serviços de saúde e de livraria (fotos). Os participantes tiveram a chance de se submeter, gratuitamente, ao consagrado "Fura-Dedo" - atividade em que, com uma leve picada no dedo, faz-se a medição dos níveis de colesterol e glicemia e realiza-se teste para detecção do HCV - além de checar a pressão arterial e passar por de massagem antiestresse.

Na Livraria Móvel montada no local, os advogados puderam comprar obras jurídicas e da literatura em geral com descontos de 25% a 45%, além daqueles títulos com descontos especiais que em setembro estiveram com 50% de desconto, fruto de negociação da CAASP com as editoras Saraiva, Revista dos Tribunais e GEN.

Coordenada pelo secretário-geral da OAB-SP, Caio Augusto Silva dos Santos, a 15ª Conferência Regional da Advocacia 2016-2018 - último evento do tipo neste ano -, aconteceu no Espaço de Eventos Manacá e contou com a participação de cinco subseções da OAB-SP: Apiaí, Capão Bonito, Itapeva, Itararé e Taquarituba.

Ogusuku descreveu os serviços da Caixa de Assistência, e informou que neste momento cerca de 4.500 advogados recebem auxílio pecuniário da entidade. "Trata-se de um setor importantíssimo para advocacia. Acolhemos advogados necessitados, pessoas que veem na CAASP um suspiro de vida, um fio de esperança e solidariedade", disse. E salientou: “Nenhuma outra entidade representativa de classe tem o que tem a advocacia - uma Caixa de Assistência. Esse espírito de solidariedade somente poderia ser fruto da advocacia, de um rol de profissionais que exerce a mais bela das profissões”.


Atenção às questões institucionais

Ao abrir sua fala na 15ª Conferência Regional da Advocacia , o vice-presidente da OAB-SP, Fábio Romeu Canton Filho, sublinhou o quão produtivos são os eventos desse tipo. "É um encontro que reúne a advocacia para tratar de questões de interesse direto da nossa profissão, da nossa OAB e do nosso país", declarou Canton, que representou o presidente da OAB-SP Marcos da Costa.

Canton externou firme posicionamento sobre a crise política por que passa o país: "Nós não aceitamos discursos oportunistas, que propõem soluções fora do Estado Democrático de Direito. Essas propostas revelam ou um profundo desconhecimento da história do nosso país ou um profundo descompromisso com a política brasileira, com a democracia e com a manutenção das garantias de direitos fundamentais constantes em nossa Constituição".

O vice-presidente também informou aos presentes que a OAB-SP tem atuado em diversas frentes na luta pela presença obrigatória da advocacia nas conciliações. "O Conselho Federal aprovou a solicitação da nossa Secional de propor uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, no Supremo Tribunal Federal, contra a dispensa da advocacia nos Cejuscs (Centros Judiciários de Solução de Conflitos)", pontuou. E lembrou: "Nossa entidade é a favor de todo e qualquer meio de solução de conflito, desde que nele haja a presença obrigatória do advogado".

"A OAB-SP é não só a maior, mas é a mais representativa e mais respeitada entidade de classe da sociedade brasileira. E em momentos agudos como este que vivemos precisamos mostrar nossa união e a nossa força", conclamou Canton, que esteve acompanhado do tesoureiro da entidade Ricardo de Toledo Santos Filho, além de Caio Augusto Silva dos Santos.

Anfitrião, o presidente da Subseção de Itapeva, Marcelo Penteado de Mouro, celebrou com os presentes a criação do Colégio de Presidentes da Região Sudoeste da OAB-SP, em 13 de maio deste ano. "A criação desse colégio fortalece a atuação de nossa região perante à Ordem", ressaltou Mouro.

Na sequência dos discursos, realizaram-se os seminários de “Ética e Disciplina”, “Jovem Advogado”, “Direitos e Prerrogativas”, “Mulher Advogada”, “Assistência Judiciária”, “OAB Concilia” e “ESA” (Escola Superior de Advocacia).

HOMENAGENS

A 15ª Conferência Regional da Advocacia 2016-2018 também foi marcada por homenagens. Os advogados decanos da região Luiz Antônio Beluzzi (Apiaí), Luiz Carlos Guilherme (Itararé), Eduardo de Vincenzo (Itapeva) e Paulo Salim Curiati (Taquarituba) foram agraciados. Atos em tributo aos ex-presidentes da subseção de Itapeva também aconteceram, consagrando os trabalhos de Pedro Luiz Gabriel Vaz (gestões 1987-1989, 1989-1991 e 1991-1993), Luiz Eduardo Tanus (gestão 1993-1995), Adilson Marcos dos Santos (gestões 1995-1998 e 2013-2015) e Luiz Antonio Machado de Werneck (gestões 1998-2000, 2001-2003 e 2004-2006) e Orlando César Mazuel Martho (gestões 2007-2009 e 2010-2012). Também foi prestada homenagem à memória de Vania Aparecida Amaral, vice-presidente da Subseção de Capão Bonito, falecida em 13 de março de 2016, em decorrência de acidente automobilístico.

Fotos: José Luís da Conceição


+ Mais Notícias