.

Notícia: CAASP vai realizar exame gratuito para avaliar índice de massa corporal

Quinta-Feira, 14 de Setembro de 2017

CAASP vai realizar exame gratuito para avaliar índice de massa corporal

Cerca de 60% dos brasileiros estão acima do peso, e boa parte deles não vê isso como um problema de saúde. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 8o milhões de pessoas no Brasil apresentam Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou maior que 25, fato que evidencia sobrepeso ou obesidade. Há tempos comemora-se em 11 de outubro o Dia Nacional de Combate à Obesidade e, desde 2015, a data passou a ser também o Dia Mundial da Obesidade, conforme adotado pela World Obesity Federation. A CAASP, a exemplo dos anos anteriores, vai oferecer a advogados e advogadas uma ação ao mesmo tempo diagnóstica e de alerta sobre o problema.

Profissionais inscritos na OAB-SP, bem como seus dependentes, poderão realizar exame de bioimpedância da sede da Caixa de Assistência (Rua Benjamin Constant, 75, Centro, São Paulo), gratuitamente, das 9h às 18h, no dia 11 de outubro. O procedimento dura cinco minutos e o resultado sai na hora fornecendo informações sobre peso, gordura, gordura segmentada, massa magra, massa magra segmentada, gordura visceral, água corporal e metabolismo basal. Os participantes também receberão orientação física de profissionais da Academia Ecofit Club.

O trabalho na CAASP será feito por uma equipe de nutricionistas. Recomenda-se ao público ter feito apenas refeições leves no dia, não ter praticado atividade física e estar vestindo roupas leves. É necessário tirar as meias (inclusive meias-calças) para submeter-se ao exame, bem como retirar todos os pertences dos bolsos. Com base nos resultados, o participante receberá orientações nutricionais sobre objetivos e metas a serem buscados.

A avaliação não pode ser realizada em menores de 18 anos, gestantes, portadores de marcapasso ou desfibrilador, portadores de próteses metálicas, cadeirantes e pessoas com membro amputado.

De acordo com a Abeso (Associação Brasileira para o Estado da Obesidade e da Síndrome Metabólica), o excesso de peso aumenta com a idade e mais rapidamente nos homens: na faixa de 25 a 29 anos, os homens com sobrepeso são 50,4%. Já nas mulheres, a partir da faixa entre 35 e 44 anos a prevalência o excesso de peso é de 63,6%, enquanto nos homens o índice é de 62,3%, chegando a mais de 70% na faixa entre 55 e 64 anos. A partir dos 75 anos observa-se declínio da prevalência do sobrepeso em ambos os sexos, porém de modo mais acentuado nos homens.


+ Mais Notícias