.

Notícia: CAASP leva saúde preventiva à 7ª Conferência Regional da Advocacia

Segunda-Feira, 6 de Março de 2017

CAASP leva saúde preventiva à 7ª Conferência Regional da Advocacia

A Subseção da OAB-SP de Penha de França, na Capital, foi a anfitriã da  7ª Conferência Regional da Advocacia – Gestão 2016-2018, no último dia 3 de março. Promovido pela Seção de São Paulo da OAB e pela Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), o evento reuniu advogados inscritos nas subseções de Ipiranga, Itaquera, Penha de França, Santana, São Miguel Paulista, Tatuapé e Vila Prudente. A CAASP ofereceu aos participantes a chance de se submeterem, gratuitamente, a testes para medição dos níveis de colesterol e glicemia, medir a pressão arterial e realizar exame para detecção do vírus HCV, causador da hepatite C, além de realizar sessão de massagem antiestresse. A Livraria Móvel da Caixa vendeu livros jurídicos e da literatura em geral com descontos de 25% a 40%.

A coordenação, como nas demais Conferências Regionais da Advocacia, foi do secretário-geral da OAB-SP, Caio Augusto Silva dos Santos, e aconteceu no Clube Esportivo da Penha. O encontro iniciou-se às 14h com a recepção dos participantes. De manhã, as diretorias da Secional, da Caixa de Assistência e das subseções mantiveram reunião para tratar de assuntos administrativos.

Secretário-geral da CAASP, Rodrigo Ferreira de Souza de Figueiredo Lyra representou o presidente Braz Martins Neto na oportunidade. “A Caixa é cada vez mais reconhecida pela advocacia como o braço assistencial da Ordem”, enfatizou Lyra.

O dirigente informou que, desde 1º fevereiro, advogados e estagiários de Direito têm descontos entre 25% e 40% sobre o valor de capa ao comprarem obras jurídicas nas livrarias da CAASP, ante os anteriores 25% médios de abatimento. O Clube de Serviços, atualmente com mais de 3 mil estabelecimentos credenciados que oferecem descontos e condições exclusivas de compra aos advogados, também mereceu destaque no pronunciamento de Rodrigo Lyra. “Todos esses benefícios somente são possíveis porque somos uma classe com mais de 300 mil profissionais unidos”, enfatizou. Ele também sintetizou o trabalho da entidade no campo da prática esportiva e da recreação.

O secretário-geral da CAASP disse que em breve a Caixa anunciará o cronograma da Campanha de Vacinação contra Gripe 2017. “No ano passado fomos vítimas da imprevisibilidade e não conseguimos atender a todos, em decorrência do alarmismo da imprensa e da falta do produto no mercado. Nós aprendemos com esse episódio e estamos tomando todos os cuidados para alcançar o nível de excelência que a advocacia merece”, declarou.

Lyra também destacou o esforço da Caixa de Assistência na modernização tecnológica de seus procedimentos, como as tramitações digitais para concessão de auxílios pecuniários e na comunicação, com o aplicativo para tablets e smartphones, CAASP Mobile, que permite conferir todos os serviços e notícias sobre a entidade.

Na conclusão de sua explanação, Rodrigo Lyra, que é também vice-presidente do Conselho Deliberativo da OABPrev-SP, convidou os participantes a aderirem a previdência privada da advocacia. “Os ganhos da OABPrev-SP são todos destinados aos participantes, não há lucro para a entidade. Hoje temos mais de 42 mil inscritos na OABPrev-SP, com mais de 500 milhões de reais em patrimônio”, observou.

Ao lado do secretário-geral esteve o diretor Célio Luiz Bitencourt, responsável pela área de Esportes e Lazer da CAASP. À reunião de trabalho, de manhã, também compareceu o vice-presidente da entidade, Arnor Gomes da Silva Júnior.

O vice-presidente da OAB-SP, Fábio Romeu Canton Filho, representou o presidente Marcos da Costa. Canton descreveu o modelo de gestão estabelecido na secional nos últimos anos, estruturado em um processo de descentralização constante, bem como de aproximação entre a entidade e as subseções. “Hoje, quando pensamos em advocacia, não pensamos em uma região ou regiões, mas na advocacia paulista como um todo, de forma indistinta. Não é à toa que a secional e a CAASP têm na composição de suas diretorias grandes representantes da advocacia das mais diversas localidades do Estado”.

Segundo Canton, o atual modelo administrativo da Ordem permite maior participação dos inscritos. “Não há nesta gestão qualquer tratamento hierárquico em relação aos colegas. Estamos todos à disposição a advocacia. A OAB-SP tem suas portas abertas. Estamos de forma passageira administrando essa entidade e queremos fazer esse trabalho de forma conjunta, com a advocacia e em prol da advocacia”, ressaltou.

Por fim, Canton convocou os presentes a prestigiarem a 23ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, a ser realizada em novembro, no Anhembi. “É de extrema importância que os advogados de São Paulo prestigiem esse que é o maior evento da advocacia brasileira. Nossa expectativa é congregar 40 mil advogados no Anhembi, de modo a mostrar à sociedade brasileira a força da classe”, finalizou.

Ao lado do vice-presidente e do secretário-geral da OAB-SP estiveram os conselheiros secionais Mário Gonçalves, Vera Silvia Ferreira Teixeira Ramos, Edivaldo Mendes da Silva, Aline Silva Fávero, Rui Augusto Martins Martins e Maria das Graças Pereira de Mello.

O presidente da 94ª Subseção OAB-SP, Marcelo Paia Chaves, esteve acompanhado de toda a sua diretoria. Em seu pronunciamento, o incitou a advocacia local a se mobilizar em torno de uma ação de inigualável caráter humanitário e resultados práticos imediatos em favor da saúde da população: doar sangue. “Trabalhamos para servir a advocacia. Mas advocacia também é cidadania. Por isso, no dia 20 de abril, em parceria com a Fundação Pró-Sangue, nossa subseção fará uma grande campanha de doação de sangue”, anunciou. Nos próximos dias, a Subseção de Penha de França lançará toda a programação do evento, com local e horário de coleta.

A 7ª Conferência Regional da Advocacia também foi marcada pela homenagem que a OAB-SP e a CAASP prestaram aos decanos da advocacia da região. Foram condecorados Othon Zanoide, José Urbano Prates, Valdir Lopes, José Antônio de Gouveia, José Duarte, Hany Salim Dib e Eduardo Prado de Souza.

Sete seminários completaram a programação da 7ª Conferência Regional da Advocacia: “Ética e Disciplina”, a cargo do presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da Secional, Fernando de Calza Salles Freire; “Direitos e Prerrogativas”, pelo presidente da Comissão, Cid Vieira; “Mulher Advogada”, por Kátia Boulos, presidente da Comissão da Mulher Advogada; “Assistência Judiciária”, pelo presidente da respectiva comissão, Aislan de Queiroga Trigo; “Jovem Advogado”, por Leandro Nava, presidente da Comissão; “OAB Concilia”, por Renata de Carlis Pereira, presidente da Comissão OAB Concilia; e “ESA”, ministrada pelo vice-presidente do Conselho Curador da Escola Superior de Advocacia, Júlio César Fiorino Vicente.

No dia 10 de março acontece em São José dos Campos a 8ª Conferência Regional da Advocacia, dessa vez congregando advogados de Aparecida, Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Caraguatatuba, Cruzeiro, Guaratinguetá, Ilhabela, Jacareí, Lorena, Pindamonhangaba, São José dos Campos, São Luiz do Paraitinga, São Sebastião, Taubaté, Tremembé e Ubatuba.


+ Mais Notícias