.

Notícia: OAB-SP e CAASP realizam evento alusivo ao Outubro Rosa no dia 31

Quarta-Feira, 19 de Outubro de 2016

OAB-SP e CAASP realizam evento alusivo ao Outubro Rosa no dia 31

A Seção de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil e a Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo realizam no dia 31 de outubro, às 18h, na sede da CAASP (Rua Benjamin Constant, 75, Centro, São Paulo-SP), evento alusivo ao Outubro Rosa, movimento internacional de alerta e combate ao câncer de mama. À frente do evento “Outubro Rosa: Conscientização e Ação em Prol da Mulher” estão a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-SP, Kátia Boulos, a secretária-geral adjunta da Secional, Gisele Fleury Charmillot Germano de Lemos, a diretora da Caixa de Assistência Maria Célia do Amaral Alves e a coordenadora de Ação Social da Ordem, Clarice D’Urso.

A programação exposições da professora Albertina Duarte Takiuti, coordenadora Estadual de Políticas para a Mulher (“Homem + Mulher x Câncer: Abandonar ou Acolher”); do nutricionista Vanderlei Marchiori, presidente da Associação Paulista de Fitoterapia; e das psicólogas Silvia Arcari e Samira Campos, especialistas em Neuropsicologia e Reabilitação e em Terapia Comportamental pela Universidade de São Paulo.

O público também terá oportunidade de assistir a apresentação musical – teclado e voz – de Luciana Romano e Maida Marques e ao testemunho da jornalista e escritora Élide Soul (“Um Diagnóstico, Oito Destinos” e a uma homenagem a Andréa Cristina Matos.

As inscrições devem ser feitas mediante a doação de um brinquedo novo, na Praça da Sé, 385, ou pelo site www.oabsp.org.br.

História - A trajetória do Outubro Rosa começou na última década do Século XX, quando o laço cor de rosa foi lançado como símbolo da luta contra o câncer de mama pela Fundação “Susan G. Komen for the Cure” e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, em Nova York, no ano de 1990. Em 1997, entidades das cidades americanas de Yuba e Lodi começaram a marcar de modo efetivo o “Outubro Rosa”, realizando diversas ações de conscientização da população, enfeitando locais públicos com laços cor de rosa, promovendo corridas, desfiles e outros eventos alusivos à causa.

De lá para cá, foram inúmeras as iniciativas em todo o mundo. No Brasil, a primeira delas foi a iluminação em rosa do Mausoléu do Soldado Constitucionalista, em São Paulo – o Obelisco do Ibirapuera, em 2002. Em maio de 2008, o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama “tingiu” com luz rosa a Fortaleza da Barra, em Santos. Essas ações pioneiras foram marcantes e, hoje, praticamente todas as capitais brasileiras realizam atos em alusão ao Outubro Rosa.


+ Mais Notícias