.

Notícia: Advogados elogiam ação da CAASP em alerta contra obesidade

Quinta-Feira, 13 de Outubro de 2016

Advogados elogiam ação da CAASP em alerta contra obesidade

A Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo realizou no último dia 11 de outubro, em sua sede, uma ação preventiva e diagnóstica alusiva ao Dia Mundial de Combate à Obesidade Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) cerca de 82 milhões brasileiros apresentam Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou maior que 25, fato que evidencia sobrepeso ou obesidade. Má alimentação e falta de exercícios físicos são alguns dos fatores que causam a obesidade. “É enorme a quantidade de óbitos por problemas cardíacos decorrentes de alimentação inadequada e falta de exercícios físicos. A CAASP está de parabéns pela iniciativa”, salientou o advogado Roberto Magno, que fez exame de bioimpedância oferecido gratuitamente pela CAASP.

Após submeter-se ao teste de bioimpedância, que mede a massa corporal, o público foi examinado por uma nutricionista e orientado por profissionais de educação física da Top Swim Academia, integrante do Clube de Serviços (fotos). “A atividade física deve ser praticada com orientação de um profissional, de forma adequada e periodizada. Por isso é muito importante nossa participação nesse processo”, afirmou a orientadora Angélica Born.

Cerca de 60% dos brasileiros estão acima do peso, e boa parte deles não vê isso como um problema de saúde. Algumas advogadas realizaram o exame pela primeira vez graças à ação da CAASP. É o caso de Isabel Godoy. “A gente perde o parâmetro e acaba não indo a um especialista. E tendo tudo aqui fica mais fácil”, afirmou. Já a advogada Sandra Batista chamou a atenção para outros dois problemas: o alto custo do exame e a falta de tempo. “É um exame um pouco caro para a gente realizar lá fora. A CAASP merece nota 10 por proporcionar isso pra gente”, agradeceu. Em relação ao tempo, Sandra deixou um alerta: “A vida é bem corrida de advogado, mas tem que arrumar um tempinho pra se cuidar. Se não tem tempo para cuidar da saúde, vai ter que arrumar tempo para cuidar da doença”.

O ideal, segundo os especialistas, é sempre realizar as medidas preventivas de modo periódico, mesmo que o resultado anterior indique uma boa saúde. É a conduta adotada por Daniel Faria. “Eu controlo o peso, faço atividades físicas. É importante, pois previne doenças do coração, entre outras”, declarou o advogado.”.

Tão importante quanto realizar o exame de prevenção é seguir as orientações das nutricionistas e da orientadora física. “Não adianta a gente querer longevidade sem pensar em qualidade de vida. Chegar lá, mas chegar bem, é o que todos desejam”, afirmou a advogada Edneusa Soares dos Santos. “Se você quiser melhorar, precisa ter foco, ter força de vontade. Tempo existe, é só você se organizar pra isso”, advertiu a orientadora física Angélica Born.


+ Mais Notícias