.

Notícia: Outubro Rosa, ação solidária contra o câncer de mama

Quarta-Feira, 28 de Setembro de 2016

Outubro Rosa, ação solidária contra o câncer de mama

A CAASP está mais uma vez engajada no movimento Outubro Rosa, ação popular mundial voltada à luta contra o câncer de mama, com a participação de instituições de diversas naturezas. O movimento caracteriza-se, entre outras iniciativas, pela iluminação de monumentos com feixes de luz rosa, cor do laço que simboliza o combate à doença.

“Como tem acontecido nos últimos anos, utilizaremos nossos veículos de comunicação para divulgar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. A fachada da sede da CAASP estará iluminada de rosa, como manda a tradição desse relevante movimento internacional”, afirma o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo, Braz Martins Neto.

“A Caixa solidariza-se com a mulher brasileira colocando-se ao lado de diversas outras entidades importantes, que reconhecem a necessidade de conscientizá-la da necessidade de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama”, assinala a diretora da CAASP Maria Célia do Amaral Alves.

A história do Outubro Rosa começou na última década do Século XX, quando o laço cor de rosa foi lançado como símbolo da luta contra o câncer de mama pela Fundação “Susan G. Komen for the Cure” e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, em Nova York, no ano de 1990. Em 1997, entidades das cidades americanas de Yuba e Lodi começaram a marcar de modo efetivo o “Outubro Rosa”, realizando diversas ações de conscientização da população, enfeitando locais públicos com laços cor de rosa, promovendo corridas, desfiles e outros eventos alusivos à causa.


De lá para cá, foram inúmeras as iniciativas em todo o mundo. No Brasil, a primeira delas foi a iluminação em rosa do Mausoléu do Soldado Constitucionalista, em São Paulo – o Obelisco do Ibirapuera, em 2002. Em maio de 2008, o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama “tingiu” com luz rosa a Fortaleza da Barra, em Santos. Essas ações pioneiras foram marcantes e, hoje, praticamente todas as capitais brasileiras realizam atos em alusão ao Outubro Rosa.


+ Mais Notícias